Confraria Poética Feminina IV

Estamos chegando ao fim do ciclo de postagens sobre a antologia Confraria Poética Feminina, organizada por Rita Queiroz. Hoje, a organizadora e também autora nesta ciranda de mulheres e versos nos brinda com seus versos e dois dedos de prosa, na companhia da também confreira Ana Carolina Cruz de Souza. Boa leitura!

Rita Queiroz
15171039_10210964414523296_6904487856382622980_n

Imagem disponível no perfil de Facebook da autora.

Infinitude

O mundo…
pequeno.
A existência…
insuficiente.
O amor..
não cabe no poema.

L. A. – Qual o significado do livro Confraria Poética Feminina na sua trajetória como escritora?

Rita Queiroz – O livro Confraria Poética Feminina é minha primeira publicação como poeta. Comecei publicando no Facebook e me senti encorajada a publicar no livro. Além da realização pessoal, representa também uma realização coletiva, já que para muitas autoras é a primeira publicação. Como tudo o que acontece pela primeira vez, este livro já é inesquecível!

Viagem

Na solidão de mim mesma
Vejo todos à minha volta
Sorridentes, à espera…
Da fotografia revelada
Viva, colorida…
A transbordar venturas
A trazer os sonhos de outrora
Infinitos…
Como a vida!


L. A. – Qual a sua relação com a escrita antes e depois da página da Confraria no Facebook?

Rita Queiroz – Minha escrita só tem crescido após a criação do grupo no Facebook. Publicava em minha página pessoal, havia comentários, mas na página do grupo é diferente. Há um incentivo coletivo para que todas publiquem e quando isso ocorre, as sugestões de títulos, as dicas de como melhorar os textos, as análises, só enriquecem a escrita. Além disso, a leitura dos textos das outras confreiras também influencia a minha escrita. Posso dizer que a Confraria foi um divisor de águas para a minha produção.

Lamento poético

Há uma luta inglória
Entre mim e ti
Palavra insana
Que rasga meu peito
Em vão sofrimento
Dilacerando-me a alma
Sem floração no firmamento.

Não há nada.

Só lamento
Dessa labuta
Não haver nem joio nem trigo
Apenas folhas ao vento.
Ana Carolina Cruz de Souza
15823593_1353776964696974_8132577471745403999_n

Imagem disponível no perfil de Facebook da autora.

Confissão

Guardo a
efemeridade
e a infinitude
da vida.

Sou (i)mortal
Sou humano
Sou poeta.

L. A. – Qual o significado do livro Confraria Poética Feminina na sua trajetória como escritora?

Ana Carolina Souza – O livro Confraria Feminina foi um presente especial na minha vida e na minha trajetória como escritora, pois permitiu-me inserção no meio literário, sem contar o aprendizado adquirido acerca do fazer literário e da poesia contemporânea.

Licor da vida

Beber o licor da vida
Provar o sabor.
Experimentar doses
modestas,
timidamente,
ou tragar grandes goles,
embriagar-se.

L. A. – Qual a sua relação com a escrita antes e depois da página da Confraria no Facebook?

Ana Carolina Souza – Antes da página da Confraria, tinha uma escrita contida, muitas vezes engavetada por timidez ou vergonha de divulgá-la. O espaço concedido por Rita Queiroz através da minha integração ao grupo do Face permitiu-me libertar-me dos meus fantasmas, dos meus medos e inseguranças em relação à escrita poética no contato com outras escritoras que, por vezes, apresentavam os mesmos receios que eu e outras que já possuiam uma trajetória maior de escrita, mas que, generosamente, compartilhavam suas experiências no âmbito do fazer literário. Depois da Confraria, o meu estilo de escrita comunga e embaralha-se com o fazer poético de Rita Queiroz, Érica Azevedo, Jacquinha Nogueira, Josy Santos, Marilene Oliveira, Eva Dantas e tantas outras que integram esse espaço de congraçamento poético

Desejos

Que o tempo pare
Que o tempo não dispare
Que o tempo me ampare.

Que o tempo semeie
Que o tempo não vadeie
Que o tempo me norteie.

Que o tempo floresça
Que o tempo não recrudesça
Que o tempo me fortaleça.

Que o tempo frutifique
Que o tempo não gaseifique
Que o tempo me dignifique.

Tempo de produção
Tempo de colheita
Que os dois desaguem
em solo ribeirinho,
irrigado e fértil.

 

Deixe um comentário

