Um olhar sobre a poesia de Claudina Ramirez

Desculpe, minha cidade

 

Desculpe, minha cidade

não poderei cantar-te

se só penso em afastar-te

para  aproximar-me de mim.

Tu me tomas todos

ouvidos,

pensamentos,

e até os olhos nos olhos

cidade faz virar lamento…

Não aguento

mais

teus becos,

tuas ruas…

Não porque sujas

e sim porque velhas,

por outros inventadas

por gente com quem não suei

gente de plástico que nem gente parece

e de súbito me aparece

para dizer-me que é outro

o caminho a escolher.

Esta escolha

se chama Minha.

Escolho

colher flores

que rimam com amores

deixo pra ti

os  horrores.

A cidade me vomita

e sobre ela eu me dobro

sobro sobre ela.

Então

sopro suas cinzas

e sonho

com minha casa azul

e sua lonjura.

Imagem disponível em http://claudinapoetisa.blogspot.com.br/2013/11/primeiras.html

Imagem disponível em http://claudinapoetisa.blogspot.com.br/ 2013/11/primeiras.html

Passei um tempo

 

Passei um tempo

Cavando estradas

Dentro de mim.

Não levei lanterna

Sempre há luz

Por dentro, sim.

 

Deixar um lugar que se ama

 

Deixar um lugar que se ama

Não é algo que ninguém

Faça em paz.

Uns saem às lágrimas

Sutis ou soluçantes

Outros, raivosos e reclamantes

Saem falando da feiúra das estradas.

Outros ainda

Saem desconversando

Sem perceber que estão à fugir

Deste incomodo “sentir”.

O aqui e agora da despedida

É experiência difícil de ser vivida.

Um aqui de falta.

Um agora de fim.

A alma fica vazia e fria

Sofrendo o tom grave do “não” .

Aguardando

Entre dúvida e esperança

O quente frescor

 

Do próximo “sim”…

 

Claudina Ramirez

Deixe um comentário

