Gosto muito de ficar sozinha no meu quarto

Gosto muito de ficar sozinha no meu quarto. Eu não moro no lugar onde estou. Moro no meu canto do quarto, entre os meus pertences, as minhas incumbências íntimas. Minha poltrona de couro, meu abajur de pé, minha Madonna bizantina na parede. Uma pequena estante com os livros favoritos. Meus objetos de barro. Meu jarro azul, invariavelmente com uma rosa branca. O meu pezinho de begônia. A foto da minha Primeira Comunhão. Uma foto mais antiga, nas roupas de anjo. O ferro de engomar da minha ama, que só gostava de ferro de carvão. As medalhas da minha ama, presa na grossa corrente de prata e que às vezes eu penduro no pescoço. Umas moedas de mil réis do tempo em que eu era pequena. O tinteiro de prata de meu pai e que era do meu avô. Meus discos. Meu toca-discos. Uma caixinha com todos

Guardados

Guardados

os santinhos de lembranças de Primeira Comunhão que me deram desde pequena. Um álbum com fotos da família, no tempo do Rio Vermelho. Uma revista de modas que renovo de tempos em tempos. Um recorte de jornal com a foto de uma criança vietnamita, vítima da fome. Minhas antigas estampas do sabonete Eucalol. Um recorte de revista, com uma pose erótica. Um calendário antigo. Um espelho. Um leque. Estas coisas estão sempre ali-aqui dentro. Outras coisas vêm e vão. Quando me tranco no quarto, me tranco nas minhas coisas, os meus pertences, minhas incumbências mais íntimas, os meus cadernos de poesia e de contos, o esboço de um romance, uns pensamentos, diário, não, joguei fora. Entre as minhas coisas, sou eu fundo. Meu espaço e meu tempo sem régua sem relógio. Prazos interiores de extensão sem confins. Meu ensejo de ser livre, quando estou livre. Perto da janela que se abre ao que se fecha. E fico suspensa onde moro.

Helena Parente Cunha (Mulher no espelho)

Deixe um comentário

