Quatro poemas de onde se mira a poética de Roberval Pereyr

Duo

 

Tenho um mestre que não conheço

e que me guia sem saber.

Não sabe meu endereço,

não sei seu nome: pra quê?

 

Só sei que me guia, e bem

ou mal

me deixo reconduzir

aos mesmo vãos do real

sem que me perco sem ir.

 

E ele, sem me dizer,

me diz que tudo está certo;

ao que eu, sem responder,

respondo: fique por perto,

mestre,

que estou perdido.

E ele, sem existir, me diz:sim, filho, sim.

E tudo perde o sentido.

 

Roberval Pereyr

 

Recusa

 

Aos poucos, os ocos

vão tomando conta do pedaço.

Dou as costas e saio.

Aonde chego, outros

ocos vejo a exibir seus retratos.

 

De novo, me afasto:pacto

não faço com ocos que aos poucos

vão tomando conta do pedaço

dos outros

com tão grande e tão insensata

naturalidade.

 

Vou ser sempre o que parte

porque parte não tenho

com ocos, e parte alguma de mim

vou deixar-lhes

mesmo que os vales

inundem os lares afundem

os mares anoiteçam com mil manchas de óleo

queimado…

Vou ser sempre eu mesmo

por mim mesmo deixado

de lado, como aos ocos tenho

deliberadamente

deixado…

 

Roberval Pereyr

 

P1020783

 

Soneto

 

Briguei comigo:perdi.

Deixei que o tempo passasse.

Depois fiquei face a face

com o vencedor, mas fingi

 

pondo no rosto um sorriso

sincero porque sacado

do outro, cujo reinado

se estende a meu ser. Preciso

 

foi que eu me acomodasse

sempre que andei face a face

com ele, que sou eu mesmo.

 

Assim, toda perda é ganho

e vice-versa: me apanho

de mim a mim, sempre a esmo.

 

Roberval Pereyr

 

Silhueta

 

Escrevo: o tédio me ameaça.

O tédio a que não tomo

sequer uma data.

 

Escrever não salva

mas desdobra em calma

o sofrimento, instaura

o silêncio

onde enfim me enredo contra o horror da estrada.

 

Escrever é meu credo:

credo que consiste em não crer em nada.

 

Roberval Pereyr

 

Poemas do livro Mirantes, ganhador do Prêmio Braskem Academia de Letras da Bahia (2011) e do 2º Prêmio Brasília de Literatura , categoria poesia.

 

Deixe um comentário

