Quanto vale a felicidade?

Pensar em milhões ou em módicas quantias? Tudo é muito relativo como a noção de felicidade, cada sujeito tem a sua.

Pode ser a satisfação de olhar-se ao espelho e exibir belas pernas torneadas na ultima sessão de estética. Pode ser a alegria de realizar o sonho da casa ou do automóvel. Pode ser tragar o cigarro desejado pelo vício. Pode ser o retorno do exílio. Pode ser o alívio de um xixi solto em abundância após uma necessária retenção na bexiga. Pode ser o acarajé desejado através de meses e meses de distância da terra natal.

Felicidade é assim, cada um tem a sua, ou, se não tem, tem ao menos o seu desejo de felicidade. A minha fábrica de desejos é parceira da fábrica de felicidade, claro que a produção da segunda só ocorre se eu-operária trabalhar realizando os produtos da primeira fábrica. É uma lida diária, sem fim, mais de oito horas por dia. Na onda da sustentabilidade, da preservação e geração do bem viver, a fábrica de felicidade às vezes, muitas vezes, produz independentemente da fábrica de desejos. Como assim? Sabe aquele dia amarelo de céu azul e pássaros voando, cantando? De flores coloridas se ofertando no caminho do trabalho? Aquele sono prolongado na manhã de domingo, esquecido do relógio?

Mas, ainda não disse quanto vale a felicidade. É, realmente não sei, às vezes vale muitos zeros que engordam as cifras do preço da viagem ao exterior, ou do confortável imóvel. Às vezes prescindem de qualquer custo, se gasta simplesmente a energia do gesto, da palavra, da percepção de que a felicidade já está aqui, ali ou lá, ao alcance de uma flor de bananeira que pulsa dentro do peito de cada um.

Pode ser que a banana real com cheiro de infância custe R$ 2,50, mas o valor?… É imensurável. Somente a menina que brincava na cantina da avó e degustava os doces e salgados antes deles chegarem aos clientes saberá avaliar. A menina agora é só memória num fio de lembrar puxado pela mulher feliz. Naquele tempo de meninice a felicidade valia a simplicidade de singelos prazeres. E ainda vale.

Lílian Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s