Chegada

Chegada

Um ceú negro e uma lua acanhada me recebiam, o vento era morno. É quente a capital do meu viver. Aromas de mar e de dendê saudavam a filha de regresso. Calor humano aquecido no coração saudoso. Família. Retornar é voltar aos braços dos que amamos.

Perscruto as mudanças, os novos prédios da avenida em obras, os novos letreiros, os novos semáforos instalados na via, conhecida como as linhas da minha mão. Descubro os buracos, os descuidos com a cidade amada. Revejo a pobreza da soteropolis, os parcos verdes, os edifícios em condomínios fechados. Contrastes. Silenciosa declaração de amor à minha terra e aos meus invade o automóvel e dissipa-se para além das janelas.

Saber-me em casa oferece-me a sensação de territorialização. Somente a ida dar-me-ia a dimensão do pertencimento. Lá, fortaleci os meus umbigos e vi bem onde estavam enterrados: aqui. Partir, viajar e saber que o umbigo é a memória do útero.

Saber-me mulher, negra, baiana, semente de jequitibá, filha do vento, amante do mar… saber-me nesta terra é vermelho e ventania. Reúno na tênue rede de maresia violetas, vermelhos, ervas, cajado, bailados, meninices e emanações rosa, rubi e lilás. Sacudo a rede e uma chuvinha fina de alegria beija a cidade. Cheguei.

As portas, os braços, os sorrisos… todos abertos. Da sala uma melodia envolve-me ainda na garagem. Estou de volta pro meu aconchego trazendo na mala bastante saudade… me alegro na hora de regressar parece que vou mergulhar na felicidade sem fim. Abraços, beijos, alguns tímidos de desuso, outros efusivos da ausência. Voltar, ouvir, ver, cheirar, sentir as cores, as fragrâncias, os sons dos que são meus. Estou em casa!

Lílian Almeida

2 pensamentos sobre “Chegada

  1. Que texto maravilhoso!
    Bem vinda (novamente)!
    Obrigada por partilhar momentos de tanto prazer e tão profundos como este de retornar ao lar…
    Terra linda nossa Bahia e todos seus frutos também são lindos!
    Big Beijo Lílian´

    Curtir

Deixe um comentário

