Lúcida embriaguez lírica

PEQUENO CONCERTO P/ OBOÉ E FLAUTA ÚMIDA

 

Contaram-me que te ias.

Com um girassol nos olhos, te ias.

Não olhava atrás, nada existia

que te pudesse lembrar a permanência.

Que te ias, te ias

para regressar nunca mais –

como costumam ir os feridos,

os que não perdoam ou temem perdoar.

 

E me deixavas, comigo

a esperança que tudo desse errado:

que o trem não partisse,

que a chuva caísse, que a guerra

estourasse, que houvesse um eclipse

solar, que fosse sonho e não fosses.

Mas te ias. Só a partida ficava

impressa nas retinas. A partida.

 

Antonio Brasileiro

 

 

ESTUDO 124

 

 Desce sobre mim a paz do longe,

a paz do sublime.

Ergo meus olhos: o horizonte

eleva-se no ar, flutua.

O sol se esquece de ir embora e dança, silencioso,

a valsa sideral dos astros loucos.

As árvores cochicham e olham, mudas,

o insólito.

As beldroegas do campo também sabem

que é enorme o segredo.

Uma coluna vertebral de nuvens

medita o mundo.

O horizonte levita.

A brisa não move as folhas dos arbustos;

escuta. E um calango

brinca em meus pés pois sabe que sou puro.

 

Antonio Brasileiro

 

 

ESTUDO 165

  

Compor um homem

com suas tramas, seus dramas,

teogonias, gramáticas, soluços;

compor um homem,

do orvalho matinal compor um homem,

do céu cheio de estrelas, do mistério

do homem

compor o homem; compor um homem

da criança que há no homem, do homem

a adivinhar-se em antiqüíssimas retinas;

compor um homem

com seus soluços, gramáticas, teogonias

– e recitá-lo perante os outros homens.

 

Antonio Brasileiro

 

 

CONCERTO P/ FLAUTA DE CANUDO DE MAMÃO

 

Vou cativar um beija-flor.

E sairemos por aí:

ele faz poesias, eu vôo.

 

Antonio Brasileiro

Deixe um comentário

